Saques do Auxílio Emergencial em 2021, veja o calendário.
Sobre o Auxílio Emergencial em 2021, a notícia do fim do benefício no mês de dezembro de 2020 chegou a assustar muitas pessoas que estavam dependendo destes pagamentos para sustentar o orçamento doméstico e familiar. Infelizmente, a crise sanitária que foi causada pela pandemia do novo coronavírus no Brasil fez com que milhões de brasileiros tivessem o benefício emergencial como única fonte de renda.
Veja também: CAIXA LIBERA 1º LOTE DO AUXÍLIO EMERGENCIAL DE 2021 AMANHÃ
Ou seja, o Auxílio Emergencial foi a base do orçamento de muitas famílias que, em tempos de pandemia, não tiveram mais nenhuma renda com a qual se sustentar.
Por isso, é notória a preocupação de muitas pessoas que já começaram a receber a última parcela do Auxílio Emergencial. Nesse sentido, os beneficiários que fazem parte do Ciclo 6 de pagamentos do benefício receberam o depósito do valor da última parcela na conta poupança social digital da Caixa até a última terça-feira, dia 29 de dezembro de 2020. Neste dia, os aniversariantes do mês de dezembro receberam o depósito em suas respectivas contas.
No entanto, os saques e as transferências do Auxílio Emergencial, tanto do Ciclo 5 de pagamentos quanto do Ciclo 6 de pagamentos, vão seguir até o dia 27 de janeiro de 2021, uma quarta-feira, de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários, critério que já vem sendo utilizado pelos calendários oficiais da Caixa desde o mês de abril de 2020. Ou seja, ainda no mês de janeiro de 2021, a Caixa vai continuar liberando processos de pagamento do Auxílio Emergencial para as pessoas que ainda não sacaram ou transferiram os valores que haviam recebido anteriormente do governo.
Auxílio Emergencial
No início, os procedimentos adotados pela Caixa que dividiram os pagamentos do Auxílio Emergencial em dois momentos diferentes – um para o depósito e outro para o saque e transferência – pode ter causado algum tipo de estranhamento.
Mas com o passar do tempo, logo os brasileiros começaram a se acostumar com estas 2 etapas: primeiro, o recebimento, e depois de algum tempo, a liberação de saques e transferências dos valores anteriormente recebidos. Com isso, os pagamentos da última parcela do Auxílio Emergencial seguem essa mesma dinâmica.
No mês de dezembro de 2020, a Caixa está realizando os depósitos do valor correspondente à última parcela nas contas digitais dos beneficiários e somente em janeiro de 2021, a maior parte destes beneficiários vão contar com a oportunidade de sacar estes valores ou transferi-los para uma conta de outro banco do seu interesse.
Por conta do calendário dividido, os saques e as transferências da última parcela do Auxílio Emergencial só chegarão ao seu fim no dia 27 de janeiro de 2021. Neste dia, os trabalhadores que nasceram no mês de dezembro vão encerrar a fila de beneficiários a poderem sacar os valores do benefício em espécie. E é dessa forma que os pagamentos do Auxílio Emergencial serão encerrados. Ao menos, é o que está posto até o presente momento, uma vez que o governo não fez nenhum sinal positivo a favor de uma possível prorrogação do benefício para mais parcelas.
Saque do Auxílio Emergencial em 2021
O Auxílio Emergencial é um benefício que começou a ser pago no mês de abril de 2020. A sua criação se deu por conta da pandemia do novo coronavírus, que começou a atingir o país logo nos primeiros meses do ano, a exemplo do que aconteceu em vários outros países pelo mundo.
O objetivo da criação do Auxílio Emergencial por parte do governo brasileiro foi o de diminuir os impactos negativos da pandemia sobre o cenário econômico do país, estimulando o consumo e fazendo com que muitas famílias brasileiras conseguissem equilibrar, ainda que em um ambiente complexo, o orçamento doméstico.
Ao todo, foram 9 parcelas pagas em diversas datas de 2020. Foram 5 parcelas de 600 reais cada uma, acrescidas de uma extensão que determinou o pagamento de mais 4 parcelas extras de 300 reais cada uma. E com o pagamento da 9ª e última parcela do benefício em dezembro de 2020, o Auxílio Emergencial chega ao fim, encerrando todos os seus ciclos de pagamento com a liberação de saques e transferências dos valores em janeiro de 2021.